Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

Algumas pessoas podem até não saber, mas as chamadas doenças cardíacas pertencem a um grupo bem mais amplo de alterações: as doenças cardiovasculares.

Anualmente, são registrados, em todo o Brasil, cerca de 14 milhões de casos relacionados a alguma dessas doenças, resultando em pelo menos 400 mil mortes.

Por serem, na maioria das vezes, doenças silenciosas, é fundamental conhecê-las, assim como seus sintomas, fatores de risco e formas de prevenção.

Pensando nisso, preparamos, para o artigo de hoje, um conteúdo informativo/preventivo, mostrando como prevenir doenças cardíacas e cardiovasculares.

Acompanhe!

Quais são as doenças cardíacas?

Antes de continuarmos, é importante explicar que as doenças cardiovasculares envolvem não somente os problemas relacionados ao coração, mas também a todas as alterações ligadas ao seus vasos sanguíneos, responsáveis pela distribuição e transporte de sangue, oxigênio e de vários nutrientes para todas as regiões do corpo.

Dito isso, conheça alguns dos principais problemas cardiovasculares.

1. Hipertensão

Alteração crônica (que não tem cura) definida por uma pressão arterial frequentemente acima de 14/9 mmHg, provocada pelo endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos, o que força o sangue contra as paredes das artérias.

No longo prazo, isso pode levar ao rompimento de vasos (como nos casos de AVCs), além de danos a diversas estruturas e órgãos do nosso corpo.

2. Insuficiência cardíaca

Ocorre quando o coração deixa de bombear, com a potência necessária, o sangue para o resto do corpo.

Como resultado, isso provoca sintomas como fadiga, falta de ar e batimentos acelerados. Em casos mais graves, até mesmo infarto do miocárdio.

Em muitos casos, esse problema médico é provocado por outras doenças, como doença arterial coronariana.

3. Arritmia Cardíaca

Quando a frequência dos batimentos do coração está fora do padrão normal, podendo estar mais acelerados ou mais lentos.

Isso se dá por um mau funcionamento dos impulsos elétricos que controlam e regulam os batimentos cardíacos. Alguns de seus sintomas mais comuns são dor no peito, desmaios e tontura.

4. Doença Arterial Coronariana

A DAC é o resultado da obstrução, por pequenas placas de gordura, das artérias coronárias, vasos responsáveis por trazer o sangue de volta para o músculo do coração.

Seus principais sintomas são a dor e o desconforto na região do peito , acompanhada de suor frio , e que se irradia para o braço esquerdo , mandíbula ou região das costas.

5. Endocardite

A endocardite é uma infecção na membrana que reveste as paredes internas do coração e/ou das válvulas cardíacas.

Essa doença pode ser causada pela infecção por micro-organismos (endocardite infecciosa) ou ser secundária a outras doenças (endocardite não infecciosa ou trombótica).

6. Infarto agudo do miocárdio

Quando acontece um bloqueio do fluxo de sangue para o coração, provocado por um coágulo, por exemplo.

Sem a presença de sangue, não há a oxigenação necessária para que o tecido possa sobreviver, levando à falência da região afetada.

Suor Excessivo é sinal de problema no coração?

Como prevenir doenças cardíacas? 

Agora que você conheceu algumas das doenças cardíacas mais comuns, que tal descobrir como você pode preveni-las?

Logo abaixo você confere uma lista com seis dicas que te ajudarão a evitá-las.

A dor no braço esquerdo é um dos principais sintomas do infarto. Clique e saiba mais sobre o problema!

Exame de Eletrocardiograma (ECG)

1. Cuidado com a alimentação 

O consumo de grandes quantidades de gorduras, especialmente as saturadas, presentes na maioria dos alimentos de origem animal, aumenta as chances de alguém desenvolver doenças cardiovasculares.

Isso ocorre pois esses tipos de gordura elevam o chamado “colesterol ruim” (LDL) e os triglicerídeos, que favorecem o entupimento dos vasos sanguíneos.

Por isso, é importante controlar a quantidade de gorduras na alimentação, optar por versões mais saudáveis (azeites, peixes, carnes magras, castanhas, abacate), além de manter o consumo regular de legumes, verduras e frutas.

1. Cuidado com a alimentação 

2. Movimente-se!

Os exercícios físicos também são ótimos aliados no combate aos problemas cardíacos.

Além de contribuírem para o controle do peso, as atividades físicas também levam à uma redução dos níveis de colesterol ruim e a um aumento do HDL, também conhecido como “colesterol bom”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é praticar de 75 a 150 minutos de atividades físicas intensas por semana ou de 150 a 300 minutos de atividades moderadas.

3. Controle do peso 

Uma boa alimentação e a prática de exercícios diários diminuem as chances que uma pessoa tem de vir a desenvolver um quadro de sobrepeso ou obesidade.

Dessa forma, diminui-se, também, o risco de uma série de outras doenças, em especial, as cardiovasculares, como algumas das que você pôde conferir anteriormente.

Um dos pontos mais importantes nesse quesito é a circunferência abdominal. A recomendação é que as mulheres se mantenham abaixo de 88 cm e homens abaixo de 102 cm, medidos com fita métrica na altura do umbigo.

3. Controle do peso 

4. Modere o álcool e se afaste do cigarro 

Não é segredo que o consumo exagerado de álcool contribui para uma série de doenças, como hepatite, cirrose hepática, entre outros problemas.

Já o cigarro – em qualquer quantidade – compromete a saúde como um todo, além de ser o principal causador do câncer de pulmão.

Tanto o consumo elevado de álcool quanto o hábito do cigarro podem contribuir também para elevar o risco de doenças cardiovasculares.

Hoje a Ciência já sabe que consumir uma taça de vinho ao dia pode até ser benéfico para seu coração. O problema está no exagero e na frequência elevada.

5. Cuidado com o estresse

O estresse também é outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, já que tem o potencial para provocar uma série de alterações no organismo, como o aumento da pressão arterial, por exemplo.

Por isso, tente controlar melhor suas emoções ao longo do dia a dia, buscando encontrar formas que possam ajudar a aliviar esse quadro.  

Doenças cardíacas: a importância do acompanhamento médico!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as principais doenças cardíacas, suas características, sintomas e formas de prevenção, é importante saber também que, tão importante quanto adotar bons hábitos de vida é manter uma rotina de cuidados médicos, com consultas e exames regulares, especialmente após os 40 anos.

Nesse sentido, considere a Clínica Átrios como sua melhor opção de cuidados com o seu coração!

 Oferecemos a nossos pacientes a máxima qualidade em serviços de saúde, nas áreas cardiovasculares, endocrinológicas e ginecológicas, sempre com foco em inovação tecnológica e no atendimento humanizado, com uma equipe médica experiente e em constante atualização.

Se você está no Distrito Federal ou do Entorno, agende online agora mesmo sua consulta e venha cuidar da sua saúde conosco!

Aceitamos vários convênios! Clique aqui e encontre o seu!

POSTS RELACIONADOS

Sono saudável: dicas para melhorar a qualidade e proteger sua saúde!

Dra. Núbia

6 de maio de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Formigamento no corpo: causas e o que fazer

Dra. Núbia

13 de fevereiro de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Como medir a pressão em casa?

Dra. Núbia

15 de janeiro de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700