A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome crônica cardíaca, caracterizada pela incapacidade do coração do paciente de bombear a quantidade de sangue adequada para o restante do corpo. De acordo com dados recentes divulgados pela PEBMED, a doença afeta 1% dos brasileiros com idade entre 55 e 64 anos, alcançando valores ainda maiores entre as pessoas acima dos 80 anos, cerca de 17,4%.
Tendo em vista o impacto que esse problema tem na vida da população, elaboramos este material com todas as informações que você precisa saber sobre a insuficiência cardíaca. Acompanhe!
O que provoca a insuficiência cardíaca?
A IC pode ocorrer por diferentes razões, porém, na maioria dos casos, a doença é o resultado de outros problemas do coração, causados principalmente pela hipertensão arterial e pela doença arterial coronariana. No Brasil , a doença de Chagas também é causa importante de insuficiência cardíaca.
Além disso, pacientes podem vir a desenvolver insuficiência cardíaca após episódios de infarto do miocárdio ou desde o seu nascimento, por conta das várias doenças cardíacas congênitas.
Você sabe quando deve ir ao cardiologista? Clique no link que conheça os sinais e sintomas de problemas cardiacos que precisam de acompanhamento.
Quais são os sintomas do coração fraco?
A insuficiência cardíaca pode causar vários sintomas diferentes, desde os mais evidentes aos menos óbvios. Por conta disso, listamos os que mais se destacam. Confira:
- Falta de ar inicialmente aos esforços, e por fim ao repouso;
- Falta de ar ao se deitar de barriga para cima ;
- Palpitação;
- Sensação de fraqueza;
- Palidez;
- Inchaço nas extremidades do corpo, como braços e pernas;
- Cansaço excessivo;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para dormir;
- Confusão mental;
- Tosse recorrente, especialmente a noite.
- Dor do lado direito do abdômen
Vale ressaltar que os sintomas podem variar de acordo com as fases da doença, assim como com o estilo de vida adotado por cada paciente.
Alguns dos sintomas citados acima também estão ligados com a ansiedade. Quer saber qual é a relação dela com os problemas cardíacos? Então, confira:
Como saber se é ansiedade ou problema cardíaco?
Coração Acelerado: O que fazer?
Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos
Quando a insuficiência cardíaca é grave?
As complicações da IC podem surgir a partir de um tratamento incorreto ou não tratamento da doença. Geralmente incluem problemas renais, danos em outros órgãos do corpo, como o fígado, piora no funcionamento das válvulas do coração e, em alguns casos, infarto.
Qual o tratamento para insuficiência cardíaca?
Os tratamentos para insuficiência cardíaca levam em consideração a fase em que se encontra a doença, idade do paciente, histórico familiar e, em especial, seus hábitos e rotina. A partir da análise desses elementos, o cardiologista é capaz de indicar as melhores opções para o cuidado da doença
Na maioria dos casos, o quadro clínico pode ser tratado por meio de:
1. Uso de medicamentos
Vários tipos de medicamentos podem ser indicados para o alívio dos sintomas da IC, assim como para o seu tratamento. São remédios como: betabloqueadores, IECA, antagonistas da aldosterona , e outros.
2. Tratamento não medicamentoso
A inserção de novos hábitos no dia a dia do paciente é essencial para a conquista de resultados efetivos no tratamento. Nesse sentido, é recomendada alimentação mais saudável, não uso de cigarro ou álcool, maiores cuidados com o estresse , atividade física supervisionada em pacientes indicados, e peso diário.
3. Procedimentos cirúrgicos
Em casos mais graves da doença, em que ocorrem arritmias, que são batimentos irregulares do coração; podem ser recomendadas a realização de cirurgias, com implante de marca-passo ou desfibriladores implantáveis .
Veja também:
Doenças cardíacas: o que são e como prevenir
Agora que conheceu os detalhes da insuficiência cardíaca, confira, também, o melhor lugar para tratar desse problema!
A Clínica Átrios oferece, desde 2005, serviços de máxima qualidade na área da saúde, focando na inovação tecnológica e na humanização do atendimento dos nossos pacientes. Contamos com uma equipe de médicos experientes e preparados para atender a todas as suas necessidades.
Se você é do Distrito Federal ou Entorno, fale conosco e marque sua consulta com quem é referência nos cuidados com a saúde do coração.
POSTS RELACIONADOS

Hipertensão (pressão alta): sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Dr. Nubia
5 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler mais
Marcapasso: como funciona e quando é indicado?
Dr. Nubia
18 de setembro de 2023
Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado
Ler mais