Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) mostram que, no ano de 2021, ao menos 30% do total de mortes no país foram causadas por alguma doença ligada ao sistema cardiovascular.
Tendo em vista que grande parte desses problemas podem ser tratados ou até mesmo evitados com a ajuda de um especialista médico, elaboramos um artigo completo, que vai te ajudar a compreender os principais sinais e sintomas para procurar um cardiologista. Confira!
.
Como saber se preciso ir no cardiologista?
O médico cardiologista pode ser consultado em diversas situações, tais como:
- Antes da realização de um procedimento cirúrgico;
- Início de atividades físicas regulares;
- No acompanhamento pós-cirúrgico;
E principalmente, ao menos uma vez ao ano para pacientes acima dos 50 anos, que sofram de outros problemas de saúde (como hipertensão, aumento do colesterol, e diabetes), ou portadores de aparelhos auxiliares (como o marca-passo).
Além disso, existem outras razões, como você pode conferir neste outro artigo da Átrios: Razões para ir ao cardiologista
A maioria dessas consultas têm dois objetivos principais: prevenir doenças ou tratá-las. Nesse sentido, os atendimentos são extremamente importantes, tendo em vista o perigo que essas doenças representam para a saúde e a importância do tratamento precoce para o sucesso da recuperação.
6 sintomas para ir ao cardiologista
A maioria das doenças cardiovasculares (como hipertensão e aumento do colesterol) são “silenciosas”, ou seja, não dão qualquer sinal ou sintoma. Por isso, o ideal é manter um acompanhamento preventivo.
Ainda assim, os sintomas abaixo são indicadores de que você precisa buscar uma avaliação cardiológica o quanto antes:
1. Dores no peito
Essas dores podem acontecer a qualquer momento do dia, se assemelhando a uma estranha sensação de aperto no coração ou como se o órgão estivesse mais pesado, podendo espalhar-se para o braço esquerdo, mandíbula e até as costas.
2. Falta de ar
A dificuldade para respirar acontece durante momentos de esforços pequenos ou até mesmo em repouso, especialmente durante a noite, prejudicando assim a qualidade do sono dos pacientes.
3. Cansaço
O cansaço excessivo e sem motivo também é um sintoma bastante comum dos problemas cardíacos. Esse sinal está bastante ligado com a falta de ar citada anteriormente, sendo ambos importantes alertas para a insuficiência cardíaca.
4. Palpitações e batimentos irregulares
Batimentos irregulares, acelerados, muito lentos ou batimentos extras estão ligados a arritmia cardíaca, uma cardiopatia bastante comum. Além disso, nestes casos o consumo de substâncias como a cafeína, fumo, energéticos, e alguns tipos de medicamentos também estão bastante relacionados.
5. Desmaios
Os desmaios são provocados – em sua maioria – por uma diminuição nos batimentos cardíacos e, consequentemente da pressão sanguínea, retardando a chegada de sangue a órgãos importantes, como o coração e o cérebro.
Estes casos costumam estar associados a uma debilidade cardíaca, caracterizada pela dificuldade que o órgão tem de bombear sangue na medida necessária, assim como problemas do nervo vago, localizado na região da nuca.
6. Inchaços
Os problemas cardíacos, como a insuficiência, também podem gerar sintomas como o inchaço dos membros inferiores, como: pernas, tornozelos e pés.
Isso ocorre pois os músculos do coração já não conseguem enviar a quantidade de sangue necessário para essas regiões, devido à perda de capacidade de se encher e de esvaziar corretamente..
Além destes, outros sintomas também são bastante comuns, como: suor frio, pele pálida, tosse seca, enjoo, falta de apetite, dores de cabeça e no pescoço.
Principais doenças tratadas pelo cardiologista
Além dos sintomas, determinadas doenças também devem ser tratadas pelo cardiologista, tais como:
- Angina – Dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração;
- Arritmia – Caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração;
- Cardiomiopatia – Inflamação no músculo cardíaco, que prejudica a capacidade de bombeamento do sangue;
- Endocardite – Inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas;
- Hipertensão (pressão alta) – Tensão acima do normal, exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos do coração;
- Infarto do miocárdio (ataque cardíaco) – Bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco;
- Insuficiência cardíaca – O coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo;
- Miocardite – Inflamação da camada média do músculo cardíaco (miocárdio);
Vale ressaltar ainda que, algumas das doenças citadas anteriormente podem não apresentar sintomas em suas fases iniciais, por isso, é de suma importância consultar-se de tempos em tempos com um cardiologista, evitando que as mesmas venham a se desenvolver.
Para informações sobre as formas de prevenção, confira:
Doenças cardíacas: o que são e como prevenir
Onde encontrar um cardiologista em Brasília-DF?
Depois de se informar sobre o papel da cardiologia para a manutenção da saúde do coração, chegou a hora de conhecer o melhor lugar para consultar-se com um cardiologista.
A Clínica Átrios é referência no Distrito Federal e entorno quando o assunto são os cuidados com a saúde cardíaca. Oferecemos para os mais diversos tipos de pacientes, um atendimento especializado e humanizado, com os melhores profissionais e equipamentos do mercado.
POSTS RELACIONADOS

Hipertensão (pressão alta): sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Dr. Nubia
5 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler mais
Marcapasso: como funciona e quando é indicado?
Dr. Nubia
18 de setembro de 2023
Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado
Ler mais