Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

Para evitar problemas cardíacos os cuidados com o sistema cardiovascular é essencial durante toda a vida, pois o coração e os seus vasos sanguíneos estão entre as estruturas mais importantes para o funcionamento do nosso corpo.

E quando falamos de cuidados com o coração, nos referimos tanto a manter bons hábitos de vida – alimentação, atividades físicas e controle do estresse – quanto ao acompanhamento médico adequado, com consultas e exames regulares.

Nesse sentido, quais os melhores exames para detectar problemas cardíacos? Quais rotinas de cuidados médicos são os mais importantes para proteger o coração?

É sobre isso que falaremos neste artigo!

Quais são os tipos de doenças do coração?

Antes de começarmos a listar e detalhar os exames usados para detectar problemas cardíacos, é importante conhecer, também, os problemas cardiovasculares que mais afetam as pessoas, que são:

  • Doenças vasculares – Problemas como trombose podem levar à liberação de trombos, que viajam pelo sistema circulatório, chegando até o coração, pulmões ou cérebro.
  • Arritmia cardíaca – Alterações na frequência com que o coração bate, desde a aceleração (taquicardia), a redução (bradicardia) e ao  descompasso dos batimentos (disritmia).
  • Miocardite – Inflamação dos músculos do coração. Pode ser causada por vírus (como da gripe ou coronavírus), bactérias e fungos, ou ainda doenças como febre reumática, doença de Chagas, quadros autoimunes (como lúpus), além do uso de drogas (como a cocaína) e do consumo elevado de bebidas alcoólicas. 
  • Pericardite – Inflamação que ocorre na membrana que reveste o coração.
  • Endocardite – Inflamação na região interna do coração, afetando a área das válvulas cardíacas.
  • AnginaDor no peito, causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o coração (isquemia).
  • Doença arterial coronariana – Acúmulo de gordura nas artérias coronárias (as que irrigam o coração), geralmente fruto da aterosclerose, impedindo o fluxo de sangue adequado ao músculo cardíaco, podendo levar a um infarto.
  • Paradas cardíacas – Condição em que o coração para de bater e que pode ser fruto de várias condições, desde insuficiência cardíaca, infarto e arritmias severas.
  • Valvulopatias – Doenças que comprometem o funcionamento das válvulas cardíacas.
  • Patologias cardíacas congênitas – Problemas decorrentes da má formação das estruturas cardíacas, presentes desde o nascimento.
  • Insuficiência CardíacaSíndrome decorrente da dificuldade do coração de se encher e de bombear o sangue para o corpo. Costuma ser causada por quadros como de hipertensão arterial, infartos, consumo elevado de álcool, quimioterapia, diabetes, infecções e arritmias. 

Quais cuidados precisamos tomar para prevenir doenças cardíacas? Confira, neste artigo, o que você precisa fazer!

Principais exames para detectar problemas cardíacos 

A seguir você confere detalhes de alguns dos principais exames realizados para avaliar o funcionamento do coração.

1. Eletrocardiograma 

O eletrocardiograma (ECG) é um importante exame, utilizado para avaliar os impulsos elétricos do coração. Por meio dele, o cardiologista consegue verificar se os padrões de emissão e recepção elétricos estão normais, podendo identificar problemas como a arritmia cardíaca.

Sua realização é feita com a ajuda de uma série de eletrodos, posicionados no tórax, braços e pernas do(a) paciente.

👉 Quer conhecer mais detalhes e informações sobre este exame? Então confira este outro artigo, que é específico sobre o eletrocardiograma.

2. Holter

O holter é uma espécie de eletrocardiograma portátil de longa duração. A diferença é que, enquanto o ECG avalia a situação de momento do(a) paciente e é feito em poucos minutos, o holter avalia todo o comportamento cardíaco do dia inteiro, nas situações normais do dia a dia.

Mal comparando, é como se um eletrocardiograma fosse uma foto e o holter fosse um filme!

Com os eletrodos posicionados no peito do paciente e com o aparelho de holter fixado geralmente à cintura, passa a ser monitorada a frequência cardíaca ao longo do dia, buscando identificar possíveis alterações durante a realização das atividades diárias.

A dor no braço esquerdo é um dos principais sintomas do infarto. Clique e saiba mais sobre o problema!

Por meio desta avaliação, o cardiologista é capaz de identificar diversos problemas cardíacos.

Veja 7 sintomas da menopausa e como aliviar

3. Raio X toráxico 

Se você pensava que os exames de raio X serviam apenas para avaliar os ossos, em casos de fraturas, por exemplo, é bom repensar.

A radiografia também é um dos exames utilizados para avaliar o coração.

Por meio dele, pode ser avaliado o contorno do coração, assim como da artéria aorta, que é um dos vasos mais importantes desse órgão, e que leva sangue para o corpo.

4. Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial

O exame MAPA (como também é conhecido), é utilizado para avaliar questões ligadas à circulação do paciente, podendo identificar quadros de hipertensão e hipotensão.

O aparelho, muito semelhante ao holter, é posicionado em um dos braços do paciente e, durante 24h, fará medições da pressão arterial em determinados períodos de tempo, buscando identificar qualquer alteração mais severa durante o dia a dia do paciente.

Será que inchaços no pescoço podem também ser sinais de problemas cardíacos? Descubra neste outro artigo!

5. Ecocardiograma

O ecocardiograma é bastante semelhante ao ultrassom, só que, nesse caso, voltado para o coração.

Por meio do contato do transdutor (instrumento que capta sinais sonoros) com o tórax do(a) paciente, aparelho registra uma série de características do órgão, como: tamanho, espessura, quantidade de sangue bombeado, assim como o funcionamento das válvulas e vasos.

Este exame é bastante rápido e útil, já que permite que o cardiologista analise, em tempo real, importantes estruturas do coração.

6. Teste ergométrico 

Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame bastante semelhante ao eletrocardiograma, porém, este é realizado enquanto o paciente está realizando algum tipo de esforço físico; em geral numa esteira.

A ideia do exame é justamente avaliar como o coração do paciente responde a esse estresse físico, seja para como forma de check-up, liberação para atividades físicas ou realização de cirurgia.

Por envolver esse esforço físico, a avaliação é acompanhada, a todo momento, por um profissional treinado para auxiliar o paciente em qualquer problema que o mesmo venha a ter.

7. Cintilografia do miocárdio 

A cintilografia é um exame voltado para a avaliação das paredes do coração. Para esta avaliação, injeta-se um medicamento na corrente sanguínea do paciente para facilitar a captação de imagens das estruturas, comparando-as em duas situações, com o paciente em repouso e logo após a realização de alguma atividade física.

Vale lembrar que essas avaliações médicas podem ser solicitadas tanto por um cardiologista quanto por um clínico geral, e que as mesmas podem ser requisitadas por diversos motivos.

Suor Excessivo é sinal de problema no coração?

Clínica Átrios: cuidando do seu coração!

Acreditamos que, com as informações deste artigo, você tenha muito mais conhecimento sobre os exames usados para detectar problemas cardíacos.

Como vimos, esses exames são essenciais para prevenir, descobrir e acompanhar a evolução de diversos problemas que podem afetar a saúde do seu coração.

Por isso, o acompanhamento cardiológico regular é fundamental durante toda a vida, especialmente após os 40 anos.

Nesse sentido, considere a Clínica Átrios como sua melhor opção! Somos referência quando o assunto é a saúde do coração. 

Disponibilizamos, para os mais diversos perfis de pacientes, todos os exames citados anteriormente, além de uma equipe experiente e atenciosa, tanto para seu check-up de rotina, quanto avaliações pré-operatórias e liberação para atividades físicas com mais segurança.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende agora mesmo sua consulta e venha cuidar da sua saúde conosco!

Aceitamos vários convênios! Clique aqui e encontre o seu!

POSTS RELACIONADOS

Sono saudável: dicas para melhorar a qualidade e proteger sua saúde!

Dra. Núbia

6 de maio de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Formigamento no corpo: causas e o que fazer

Dra. Núbia

13 de fevereiro de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Como medir a pressão em casa?

Dra. Núbia

15 de janeiro de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700