O ecocardiograma e o eletrocardiograma estão entre os exames mais importantes – e mais usados – para avaliar a saúde cardiológica de pacientes de todas as idades.
Cada um deles é capaz de trazer diferentes e importantes informações para ajudar cardiologistas a esclarecerem queixas e suspeitas de problemas no coração.
Mas você sabe qual a diferença entre o ecocardiograma e o eletrocardiograma? E em quais situações cada um deles é mais importante? Quais doenças eles são capazes de detectar?
Se você tem essas ou outras dúvidas sobre esses importantes exames, as respostas estão logo abaixo.
Acompanhe!
Diferenças entre ecocardiograma e eletrocardiograma
A seguir fizemos um comparativo, separando em diferentes tópicos o que diferencia esses exames, para que você saiba quando cada um é mais indicado:
1. Ecocardiograma
O ecocardiograma – também conhecido como ultrassonografia cardíaca – consiste em um exame de captação de imagens relativas à estrutura e anatomia cardíaca do paciente, permitindo avaliar questões como o tamanho do coração e das câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), o funcionamento das válvulas, entre outras informações.
Essa avaliação é realizada por meio de um aparelho de ultrassom (semelhante a uma ecografia) que, quando em contato com o corpo, é capaz de gerar imagens dos órgãos internos; neste caso, do coração.
Coração Acelerado: O que fazer?
Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos
Existem algumas variações para a realização desse exame, como:
- Exame sob estresse – Nessa modalidade, é feito um ecocardiograma com o paciente em repouso e, depois, é realizado um teste ergométrico (em esteira ou bicicleta ergométricas). Assim que o paciente atinge sua capacidade máxima de esforço, é feito um novo ecocardiograma, para reavaliação. Existe também a opção do estresse farmacológico, em que se busca simular uma situação de esforço com o uso de medicamentos.
- Mudanças de posição – De acordo com os objetivos diagnósticos do profissional solicitante, o ecocardiograma pode ser feito com o paciente em diferentes posturas ou por via transtorácica e transesofágica.
Veja também
6 razões para ir ao cardiologista
2. Eletrocardiograma
Também conhecido como ECG, esse teste busca analisar o ritmo, a frequência e a intensidade dos batimentos cardíacos, assim como a emissão e recebimento dos pulsos elétricos, responsáveis pelo funcionamento do coração.
Ao contrário do ecocardiograma, que mostra imagens da estrutura do coração, este exame visa trazer dados e informações.
O monitoramento é feito com a ajuda de um aparelho eletrocardiógrafo, aparelho responsável por medir e captar todas essas importantes informações, registrando-as em formato de gráfico para uma futura análise pelo médico responsável.
Assim como o ecocardiograma, e eletrocardiograma também possui certas variações, como:
- Padrão – Única avaliação, realizada com o paciente em repouso.
- Sob estresse – Técnica semelhante à citada acima, em que se faz um exame em repouso e outro após estresse físico ou farmacológico.
- Holter – Saiba tudo sobre essa variação neste outro artigo.
Exame de Eletrocardiograma (ECG)
Quando cada exame é indicado
Como vimos, o Ecocardiograma é um exame importante para visualizar a estrutura do coração, sendo usado para investigar quadros relacionados a isso, como:
- Diagnosticar a presença de malformações cardíacas.
- Estudar a anatomia do coração e de suas estruturas próximas, podendo evidenciar aumento das câmaras cardíacas , e problemas de funcionamento das válvulas.
- Investigar a presença de trombos (pedaços sólidos de sangue que se soltam de outros locais do corpo e podem parar no coração).
- Estudar a circulação sanguínea no órgão e problemas em seus vasos, como dilatações (aneurismas) ou rupturas (dissecções).
- Verificar se o coração está bombeando o sangue com a força adequada.
- Investigar se há histórico de infarto no passado ou mesmo sinais de infarto atual.
- Diagnosticar tumores cardíacos.
- Investigar derrames pericárdicos (líquido na membrana que reveste o coração).
Já o Eletrocardiograma é o exame que registra a atividade elétrica do coração , e o primeiro exame utilizado na investigação do paciente cardiológico. Ele pode detectar doenças que causem alterações no sistema de condução do coração, como:
- Arritmias cardíacas (alterações no ritmo dos batimentos cardíacos).
- Pericardite (inflamação na membrana que reveste o coração).
- Miocardite (inflamação do músculo cardíaco).
- Infarto.
Saiba mais
Doenças cardíacas: o que são e como prevenir
Como são feitos esses exames
1. Ecocardiograma
Trata-se de um procedimento bem simples, indolor, não invasivo, sem a necessidade de qualquer preparação anterior, durando cerca de 15-20 minutos.
Com o paciente posicionado em uma maca e após a aplicação de um gel, o profissional utiliza uma espécie de sonda (chamada de transdutor) para deslizar pelo tórax do paciente, emitindo ondas sonoras e captando sinais.
Esses sinais são enviados para um computador, que mostra no monitor as imagens da região em tempo real para que o médico escolha as mais esclarecedoras e as inclua no laudo, juntamente com a descrição dos achados.
2. Eletrocardiograma
Consiste em uma avaliação simples, não invasiva, indolor e de duração rápida, levando de 5 a 10 minutos.
Com o paciente também posicionado deitado em uma maca, são instalados pequenos eletrodos no seu tórax, punhos e tornozelos, que capturam e registram os impulsos elétricos do coração dentro de um período de tempo.
Os resultados obtidos são registrados e convertidos em gráficos que, ao término da avaliação, vão constar no laudo para avaliação pelo cardiologista.
Saiba mais
MAPA de 24 horas: o que é e para que serve?
Onde realizar ecocardiograma e eletrocardiograma em Brasília
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender as principais diferenças entre ecocardiograma e eletrocardiograma. Como vimos, são avaliações fundamentais para diagnosticar diversas doenças e garantir a saúde do coração.
Agora, se você quer avaliar a saúde do seu coração e realizar os exames mais importantes para isso, incluindo o ecocardiograma e o eletrocardiograma, considere a Clínica Átrios como sua melhor opção.
Somos especialistas em cuidados com a saúde do coração e contamos com uma equipe de cardiologistas experientes e atenciosos, prontos para atender as suas mais diversas necessidades.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende agora mesmo sua consulta e venha cuidar da saúde do seu coração conosco!
POSTS RELACIONADOS
Hipertensão (pressão alta): sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Dra. Núbia
5 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler maisMarcapasso: como funciona e quando é indicado?
Dra. Núbia
18 de setembro de 2023
Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado
Ler mais