Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

O exame MAPA de 24h avaliar de forma prolongada o comportamento da pressão arterial de um paciente.

Seja para confirmar uma suspeita levantada numa medida isolada da pressão ou para acompanhar a saúde vascular de pacientes de risco, trata-se do exame mais usado para esclarecimento diagnóstico.

Mas como é feito o exame cardiológico MAPA de 24h? Quais problemas ele é capaz de revelar? O que o médico queria saber quando pediu esse exame para você?

Essas e outras respostas você confere logo abaixo.

Acompanhe!

O que é o exame MAPA de 24h?

O MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) é uma avaliação prolongada da pressão arterial de um(a) paciente, que é monitorada ao longo de um dia normal da rotina (24 horas), para que o(a) médico(a) verifique como esses níveis se comportam nas diferentes situações, como durante o sono, ao acordar, ao fazer esforços, entre outros.

Nesse período, o equipamento faz entre 50 e 80 medidas da pressão arterial, justamente para que o resultado consiga ser o mais preciso possível.

Algumas das vantagens dessa forma prolongada de avaliar a pressão em relação à medição tradicional são:

  • Obter uma “média” da pressão arterial do paciente ao longo do dia, já que as muitas medições permitem descartar uma ou outra medida muito alterada.
  • Poder avaliar como a pressão se comporta durante o sono, em pacientes com quadros de apneia do sono.
  • Medir a pressão em um ambiente familiar para o paciente, para esclarecer se uma eventual alteração se deu pelo estresse do consultório médico. (hipertensão do jaleco branco).

🚨 É importante que o paciente anote se tomou alguma medicação, se teve alguma alteração emocional (como raiva ou choro), se sentiu alguma dor,  os horários em que se alimentou e quando se deitou para dormir.

Para que serve o exame MAPA de 24h?

Acima vimos o que é e quais as vantagens do MAPA de 24h, e abaixo você vai conhecer as situações que sinalizam ao(à) médico(a) a indicação de fazê-lo: 

  • Alterações em medições isoladas da pressão arterial, para que o(a) profissional confirme se isso se repete em outros momentos do dia.
  • Avaliação de queixa de queda da pressão arterial ao longo do dia.
  • Acompanhar a resposta dos(as) pacientes à introdução de medicações anti-hipertensivas.
  • Pessoas que fazem parte de grupos de risco para problemas cardíacos e precisam de uma avaliação mais detalhada.

Como é feito o exame MAPA de 24h?

MAPA 24h em Brasília

Trata-se de um procedimento de simples colocação e retirada, consistindo na instalação de dois dispositivos no paciente: um manguito (no braço) e um monitor (fixado na cintura ou a tiracolo).

A instalação do dispositivo é feita por profissional habilitado, em ambiente hospitalar ou ambulatorial, bem como sua retirada ao final das 24 horas, não sendo indicado que o paciente retire o aparelho em casa, já que isso pode interferir no resultado.

Para realizar a avaliação, é recomendado que o paciente tome banho antes da colocação do aparelho, já que não poderá molhá-lo. 

Da mesma forma, recomenda-se evitar atividades físicas intensas, já que o paciente não poderá tomar banho nem retirar o aparelho para isso. Também é indicado que o paciente não vá com roupas apertadas. 

Ao final desse processo, o paciente se dirige novamente ao local onde colocou o dispositivo, para que ele seja retirado, as informações sejam colhidas e possa ser produzido o laudo com o resultado, o que geralmente ocorre no mesmo dia.

O MAPA não está indicado para pessoas que apresentem distúrbios nos movimentos, como portadores de Parkinson,  pois pode haver dificuldades para registrar a pressão arterial. 

Veja também:
O que pode ser detectado no ecocardiograma?

Exame de Eletrocardiograma (ECG)

Coração Acelerado: O que fazer?

Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos

Onde fazer exame MAPA 24h em Brasília (DF)?

Esperamos que o artigo tenha te ajudado a compreender melhor o que é o MAPA de 24h, para que ele serve e como é feito o exame.

Para isso, no entanto, o primeiro passo é a consulta médica com cardiologista, para que suas queixas e seu quadro sejam avaliados e o exame possa ser indicado.

Nesse sentido, considere a Clínica Átrios como sua melhor opção!

Somos especialistas em cuidados com a saúde do coração e contamos com uma equipe de cardiologistas experientes e atenciosos, prontos para atender as suas mais diversas necessidades.

Dispomos dos equipamentos mais importantes para avaliar a saúde do seu coração, como holter, eletrocardiograma, teste ergométrico e, claro, o MAPA de 24h.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende agora mesmo sua consulta e venha cuidar da saúde do seu coração conosco!

Exame MAPA 24h em Brasília (DF)

Clínica Átrios – HLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-700

Telefone: (61) 3773-4700

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA NA ÁTRIOS

POSTS RELACIONADOS

Sono saudável: dicas para melhorar a qualidade e proteger sua saúde!

Dra. Núbia

6 de maio de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Como medir a pressão em casa?

Dra. Núbia

15 de janeiro de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Colesterol alto: o que pode causar no corpo?

Dra. Núbia

25 de setembro de 2023

Cardiopatias - Doenças cardiovasculares - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700