Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

O exame ecodoppler carótidas vertebrais permite avaliar o fluxo sanguíneo em diversas regiões do corpo, trazendo informações preciosas aos médicos.

Adaptada a partir de um fenômeno da Física, que avalia como um som se altera à medida que se distancia do ouvinte, a técnica doppler foi adotada pela medicina como uma importante ferramenta de diagnóstico para diversas doenças.

Sabe quais doenças o exame ecodoppler de carótidas e vertebrais investiga?

Então não deixe de ler o artigo de hoje, em que trazemos as informações mais importantes sobre esse exame fundamental.

Confira!

O que é o exame de doppler de carótida e vertebrais?

Quando o sangue é bombeado pelo coração, um dos principais caminhos que ele percorre para chegar ao cérebro é pelas artérias carótidas e vertebrais, vias essenciais de fluxo sanguíneo, localizadas na região lateral do  pescoço, permitindo o fluxo do sangue do coração à região cerebral.

Por se tratar de um processo vital para o funcionamento do organismo, exames foram desenvolvidos para avaliar e acompanhar a saúde e o funcionamento desses vasos e o fluxo sanguíneo na região, sendo o mais importante deles o exame doppler de carótidas e vertebrais.

Para que serve o exame ecodoppler de carótidas e vertebrais?
Fonte: 123sonography.com

A dor no braço esquerdo é um dos principais sintomas do infarto. Clique e saiba mais sobre o problema!

Exame de Eletrocardiograma (ECG)

Coração Acelerado: O que fazer?

Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos

Trata-se de uma ultrassonografia feita na região do pescoço, associada a essa técnica especial, que avalia o fluxo sanguíneo nessa região.

Por meio da avaliação do fluxo de sangue que sai do coração em direção à cabeça ,  o exame doppler pode detectar problemas como:

  • Presença de placas de gordura (ateromatose), que podem vir a obstruir a passagem de sangue.
  • Lesões e danos nas artérias, como as dissecções (rupturas de uma camada da parede das artérias), principalmente relacionadas a doenças cardiovasculares.
  • Dilatações (aneurismas) ou estreitamento (estenoses) das artérias, que podem também alterar o fluxo sanguíneo. 

👉 Veja também:
Doenças cardíacas: o que são e como prevenir

Como é feito o exame doppler de carótidas e vertebrais?

O ecodoppler é bem parecido com um exame de ultrassom. Ele é realizado com a ajuda de uma sonda (transdutor), em contato com as regiões laterais do pescoço do(a) paciente, local onde se encontram as carótidas e vertebrais (imagem acima).

A partir daí, a sonda passará a emitir ondas sonoras que, por sua vez, serão captadas e processadas por um computador, a fim de gerar imagens.

A diferença, quando esse exame é feito pela técnica doppler, é que torna-se possível mostrar, com cores, o fluxo e a direção do sangue nas artérias e veias, bem como a sua velocidade. 

Trata-se de uma avaliação completamente indolor e segura, de custo bastante acessível, além de ser bem rápida, não levando mais que 10-15 minutos.

👉 Leia também:
Melhores exames para detectar problemas cardíacos!

Quando esse exame é indicado? 

Na maioria dos casos, o exame de doppler é solicitado por cardiologistas ou angiologistas (especialista do sistema circulatório), para avaliar como anda o fluxo sanguíneo do coração para a cabeça .

Esses(as) profissionais podem indicar a realização do exame para investigar suspeitas como:

  • Risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
  • Acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose).
  • Dilatação ou estreitamento das artérias.
  • Danos ou inflamações nas paredes das artérias.

Esse exame costuma ser indicado principalmente para pessoas com fatores de risco cardiovascular, como hipertensos, diabéticos, obesos,  tabagismo, ou  com histórico (próprio ou familiar) de acidente vascular cerebral e idosos , entre outras indicações.

A grande importância do ecodoppler de carótidas e vertebrais além da detecção de doenças nas  artérias, é a prevenção de AVC ( derrames) e infartos , através da medida da espessura da parede da artéria carótida, que quando está aumentada,  sinaliza para o risco dessas patologias. Assim, o médico pode indicar as mudanças no estilo de vida e a medicação adequadas .

👉 Veja também:

O que pode ser detectado pelo ecocardiograma

Clínica Átrios: cuidando do seu coração 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor o que é e para que serve o exame de doppler de carótidas e vertebrais.

Porém, para qualquer exame, o primeiro passo é buscar uma avaliação médica e saber se você também possui fatores de risco para serem investigados, como vimos acima.

Nesse sentido, considere a Clínica Átrios como sua melhor opção!

Somos especialistas nos cuidados com a saúde do coração e contamos com uma equipe de cardiologistas experientes e atenciosos, prontos para atender as suas mais diversas necessidades.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende agora mesmo sua consulta e venha cuidar da saúde do seu coração conosco!

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA NA ÁTRIOS

POSTS RELACIONADOS

Sopro no coração: é grave, tratamentos e diagnóstico

Dra. Núbia

12 de abril de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado

Ler mais

Hipertensão: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Dra. Núbia

5 de abril de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado

Ler mais

Marcapasso: como funciona e quando é indicado?

Dra. Núbia

18 de setembro de 2023

Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700