Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

A dor no braço esquerdo é um dos principais sintomas do infarto.

Apesar de muito associada a esse quadro, dores nessa região também podem ter relação com outros problemas de saúde, não relacionados a problemas cardíacos.

Quer saber quais são eles e as ações que você pode tomar para se prevenir? Então não deixe de acompanhar o artigo de hoje.

O que pode ser uma dor no braço esquerdo?

Conheça, a seguir, algumas das principais causas para a dor no braço.

1. Tendinite 

A tendinite nada mais é que uma inflamação nas estruturas que conectam os músculos aos ossos, conhecidas como tendões.

Esse problema pode ocorrer em diversas regiões do corpo, como mãos, dedos, tornozelos e, também, nos braços.

Movimentos repetitivos, prática de atividades físicas em excesso e doenças autoimunes, nas quais o próprio corpo enxerga o tendão como uma ameaça, estão entre as principais causas desse mal.

👉 Veja também:

Confira 6 razões para procurar um cardiologista

Exame de Eletrocardiograma (ECG)

Coração Acelerado: O que fazer?

Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos

3. Esforços intensos

Atividades físicas muito intensas podem gerar dores na área que foi mais exigida, tanto muscular quanto nas articulações. E os braços não são exceção, especialmente quando o movimento não é feito da forma correta.

Precisou ajudar na mudança, carregando móveis e eletrodomésticos; iniciou na musculação, depois de um longo tempo parado; esses são exemplos de situações em que muito provavelmente você estará com dores nos braços no dia seguinte.

Esforços intensos

O normal é que, em 2 ou 3 dias esses sintomas desapareçam. Caso não passe ou a dor se concentre nas articulações, é importante buscar uma avaliação médica.

👉 Veja também:

Dor no peito: principais causas e como prevenir

3. Síndrome do túnel do carpo 

Apesar de não muito conhecido, esse problema é relativamente comum, principalmente em mulheres.

Trata-se de um processo inflamatório do nervo mediano do canal do carpo, na região entre a mão e o antebraço.

É por esse canal – chamado de túnel do carpo – que passam tanto o nervo mediano quanto os tendões que fazem a flexão (fechamento) dos dedos da mão.

Por razões como traumas, inflamações ou esforço repetitivo, esse túnel do carpo pode acabar comprimindo essas estruturas nervosas, causando dor, dormência e perda de força. 

Síndrome do túnel do carpo 

👉 Veja também:

O que pode ser detectado pelo ecocardiograma

4. Problemas cardíacos 

Por mais que existam todas – e outras – possibilidades que justifiquem dores no braço esquerdo, não podemos descartar também a possibilidade de que isso realmente tenha relação com um problema cardíaco.

No caso de cardiopatias, como o infarto, a dor no braço se apresenta como um dos sintomas principais.

Porém, o que diferencia este dos outros casos é o fato de que ela geralmente é precedida por dor – muito intensa – em aperto no peito, que se irradia para o braço esquerdo, podendo se espalhar para outras áreas, como costas, pescoço e mandíbula, causando também a sensação de formigamento, náuseas, suor frio e um mal-estar importante.

👉 Conheça para que serve o Exame MAPA 24h!

Problemas cardíacos 

👉 Veja também:

Doenças cardíacas: o que são e como prevenir

O que fazer quando sente dor no braço esquerdo?

Alguns dos tipos de dores, apresentadas anteriormente, podem ser prevenidas com um bom alongamento antes e depois das atividades físicas ou de quaisquer ações que exijam um maior esforço do braço.

Além disso, esses desconfortos também podem ser tratados com o uso de analgésicos, devidamente prescritos, ou até mesmo de produtos voltados para o alívio de dores musculares, como cremes e pomadas.

No caso da síndrome do túnel do carpo, isso requer uma abordagem mais específica, com fisioterapia ou, em casos mais específicos, um procedimento cirúrgico para liberação do canal do carpo.

Porém, no caso das dores e formigamento no braço esquerdo, relacionadas a problemas cardíacos, trata-se de um situação de emergência médica, que requer a condução do paciente imediatamente a serviço de pronto-socorro, ou que seja solicitada uma unidade do SAMU (telefone 192).

O ideal, porém, é que seja mantido um acompanhamento regular com cardiologista, para realização das consultas e exames de rotina, que podem ajudar a prevenir episódios cardíacos.

👉 Veja também:
Melhores exames para detectar problemas cardíacos

Clínica Átrios: cuidando do seu coração

Como você pôde ver, dores no braço esquerdo podem estar associadas a várias situações diferentes, desde uma simples dor muscular até o temido infarto do miocárdio.

No caso de um problema cardíaco, o mais importante é a atenção preventiva, para acompanhamento dos indicadores de risco, visando prevenir as doenças cardiovasculares, como o infarto.

Nesse sentido, você pode contar com a Clínica Átrios!

Somos especialistas em cuidados com o coração e contamos com uma equipe de cardiologistas atenciosos e experientes, prontos para atender suas mais diversas necessidades.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende agora mesmo sua consulta e venha cuidar da saúde do seu coração conosco!

QUERO AGENDAR MINHA CONSULTA NA ÁTRIOS

POSTS RELACIONADOS

Sono saudável: dicas para melhorar a qualidade e proteger sua saúde!

Dra. Núbia

6 de maio de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Formigamento no corpo: causas e o que fazer

Dra. Núbia

13 de fevereiro de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Como medir a pressão em casa?

Dra. Núbia

15 de janeiro de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700