De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 17 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por conta de doenças cardíacas — especialmente o ataque cardíaco e AVCs — que correspondem a 85% destes óbitos.
O infarto é uma das cardiopatias mais comuns em todo o mundo! O que muitos não sabem é que, até mesmo as doenças do sistema cardíaco, podem ter sintomas diferentes de acordo com cada sexo. Acompanhe!
Veja também:
Dor no peito é sinal de problemas cardíacos?
Exame de Eletrocardiograma (ECG)
Coração Acelerado: O que fazer?
Quais sintomas são comuns em ambos os sexos
O estilo de vida adotado tanto por homens, quanto mulheres nos dias de hoje, é bem mais agitado, estressante, ansioso e, muitas vezes, sedentário. Baseado em uma alimentação menos saudável, rica em alimentos processados, açucarados e gordurosos.
Tudo isso, contribui para um aumento significativo dos fatores de risco para desenvolvimento do infarto, assim como de outras doenças cardíacas.
Confira a seguir quais sintomas são comuns em homens e mulheres durante um ataque cardíaco:
- Suor frio;
- Vômito;
- Tonturas;
- Desmaios;
- Náuseas;
- Dores ou desconforto nos braços, mandíbula e costas;
Qual a diferença entre sintomas de infarto entre as mulheres e homens ?
Agora que você já conheceu alguns dos principais sintomas da doença comuns em ambos os sexos, chegou a hora de descobrir as diferenças em como um ataque cardíaco se manifesta de um gênero para o outro. Veja!
Infarto nos homens
O infarto se dá, especialmente por conta do ganho de peso — que muitas vezes chega a um grau de obesidade — sedentarismo (atrelado a uma má alimentação), tabagismo, e a presença de outras doenças graves, como por exemplo: diabetes, hipertensão, colesterol alto, etc.
Todos esses fatores, quando combinados, contribuem para o aumento do risco de infarto — especialmente entre os homens com idade acima dos 55 anos — quando há uma maior degradação da estrutura cardiovascular.
A formação da placa de gordura nas artérias do coração e depois a ruptura dessa placa, e a substituição da placa por coágulo sanguíneo, causa a obstrução da artéria; levando ao infarto, que é a morte do tecido cardíaco pela falta de oxigênio.
A principal diferença em relação ao sintoma de infarto em homens é a sensação de pressão no peito, que é intensa. Sendo que as mulheres nem sempre sentem essa dor no peito.
Infarto nas mulheres
O risco de infarto está diretamente ligado à fisionomia do sistema cardiovascular feminino, que é constituído por artérias menos calibrosas, e pelo tipo de placa que obstrui as artérias, menos rica em colesterol ruim.
O infarto nas mulheres geralmente acomete pequenas artérias, enquanto que nos homens, as grandes artérias coronárias. Por isso, a dor do infarto nos homens é tão intensa, em relação a pressão ou aperto.
Já as mulheres costumam apresentar pontadas na região do peito, e às vezes, nem isso. O risco do infarto nas mulheres aumenta após a menopausa, devido à perda do efeito protetor do hormônio estrogênio nos vasos sanguíneos.
Além disso, o uso da pílula anticoncepcional, associada ao tabagismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas regulares e a um estilo de vida pouco saudável como um todo, aumenta ainda mais o risco de desenvolvimento da doença.
Os sintomas de infarto em mulheres, podem variar bem mais em relação aos homens, veja:
- Mal estar inespecífico,
- Náuseas ;
- Sensação de pontadas na região do peito;
- Dor na região do estômago semelhante à azia ;
- Dor nas costas ;
- Fraqueza extrema ou cansaço fora do normal;
- Dificuldade em respirar;
Mais informações sobre a menopausa você confere em:
Menopausa: como ela afeta o peso e a saúde cardiovascular
Valvulopatia: o que é, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos
Esperamos que o artigo tenha te ajudado a compreender melhor quais são as diferenças dos sintomas de infarto entre homens e mulheres.
A Clínica Átrios é referência quando o assunto são os cuidados com a saúde do coração, de ambos os sexos.
Oferecemos os tratamentos e procedimentos necessários para atender todos os tipos de casos, além de um acompanhamento especializado e humanizado para os pacientes.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno, agende já seu atendimento conosco e venha cuidar da saúde do seu coração com quem mais entende do assunto.
POSTS RELACIONADOS
Sopro no coração: é grave, tratamentos e diagnóstico
Dra. Núbia
12 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler maisHipertensão: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Dra. Núbia
5 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler maisMarcapasso: como funciona e quando é indicado?
Dra. Núbia
18 de setembro de 2023
Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado
Ler mais