Horários:

Segunda a Sexta 7H30 às 19H


Sábado das 07H30 às 12H

Você provavelmente já sabe o que é o diabetes e como ele está relacionado à alimentação, principalmente ao consumo de doces e carboidratos.

Mas você conhece (mesmo) os riscos do diabetes para o coração?

Neste conteúdo mostraremos todos os danos que esse problema pode causar à saúde em geral e, especialmente, ao sistema cardiovascular.

Confira!

Quais riscos o diabetes traz para a saúde?

O diabetes é uma condição crônica (sem cura), que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar a insulina de maneira eficaz. Esse problema pode levar a uma série de complicações e riscos para a saúde do corpo todo, como:

Doença renal (nefropatia diabética)

O diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica. Uma das formas como isso ocorre é por prejudicar os glomérulos (grupo de finos vasos sanguíneos dos rins), que são responsáveis pela filtração. Com isso, substâncias nocivas permanecem no corpo, em vez de serem eliminadas, causando inúmeros problemas. 

Tudo isso pode levar à insuficiência renal e à necessidade de diálise ou transplante renal.

Retinopatia diabética

Danos e/ou obstrução dos vasos sanguíneos na retina podem resultar em retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em adultos. Em resposta ao dano nos vasos sanguíneos, o corpo pode tentar compensar, formando novos vasos sanguíneos. No entanto, esses novos vasos são frágeis e propensos a sangramento, o que pode afetar a visão.

Neuropatia diabética

Danos nos nervos, devido ao diabetes, podem causar neuropatia diabética, levando a sintomas como dormência, formigamento e dor nas extremidades.

Problemas de circulação e feridas de difícil cicatrização

A má circulação sanguínea, associada ao diabetes, pode resultar em feridas que cicatrizam lentamente, aumentando o risco de infecções e complicações. 

A neuropatia e a má circulação podem contribuir para o desenvolvimento de úlceras nos pés (pé diabético), que podem levar a infecções graves e, em casos extremos, amputações de membros.

Complicações bucais

O diabetes aumenta o risco de problemas bucais, incluindo gengivite e periodontite.

Complicações na gravidez

Mulheres com diabetes têm maior probabilidade de complicações durante a gravidez, incluindo parto prematuro e problemas de saúde para o bebê.

Além de todas essas complicações, o diabetes traz riscos também para a saúde cardiovascular, como veremos a seguir.

Os riscos do diabetes para o coração?

O diabetes está fortemente associado a um aumento significativo no risco de doenças cardiovasculares, que incluem:

Doença arterial coronariana (DAC)

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver doença arterial coronariana, que pode levar a angina (dor no peito) e aumenta significativamente o risco de ataques cardíacos. Saiba mais sobre DAC acessando este outro artigo.

Ataque cardíaco (infarto do miocárdio)

O diabetes é um fator de risco independente para ataques cardíacos. A presença de diabetes aumenta a probabilidade de um evento cardíaco agudo.

Saiba mais e conheça os principais sintomas do infarto neste outro conteúdo.

Acidente vascular cerebral (AVC)

O diabetes é um fator de risco significativo para acidente vascular cerebral, aumentando as chances de ocorrência de AVC isquêmico ou hemorrágico. 

Além dos danos causados pela doença às estruturas dos vasos sanguíneos cerebrais, pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver aterosclerose, um processo em que placas de gordura se acumulam nas artérias

Isso pode levar à formação de coágulos sanguíneos, que podem bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro, desencadeando um AVC.

Dislipidemia

Pessoas com diabetes frequentemente apresentam dislipidemia, ou seja, níveis elevados de triglicerídeos e baixos níveis de HDL (colesterol bom), o que aumenta o risco cardiovascular.

Insuficiência cardíaca

O diabetes aumenta o risco de insuficiência cardíaca congestiva, uma condição em que o coração não consegue bombear sangue eficientemente para atender às necessidades do corpo.

Veja também: Falta de Ar: O que pode ser e como aliviar?

Diabetes: como se proteger?

No caso do diabetes tipo 1 – em que a pessoa já nasce com o problema – não há formas conhecidas de prevenção. Já no caso do diabetes tipo 2 – desenvolvido ao longo da vida – a adoção de um estilo de vida saudável e a gestão de fatores de risco são medidas muito importantes. Aqui estão algumas recomendações para se proteger do diabetes:

Alimentação saudável: Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Reduza o consumo de alimentos processados, açúcares adicionados e gorduras saturadas.

✅ Controle do peso: Manter um peso saudável é crucial para prevenir o diabetes tipo 2. A perda de peso, mesmo moderada, pode ter benefícios significativos.

Atividade física regular: A prática regular de exercícios ajuda a controlar o peso, melhorar a sensibilidade à insulina e manter níveis saudáveis de glicose no sangue. A Organização Mundial da Saúde recomenda 300 minutos de atividade física moderada ou 150 minutos de atividade física intensa por semana.

Monitoramento da glicose: Se você estiver em risco de diabetes, pode ser útil monitorar os níveis de glicose regularmente, conforme recomendado pelo seu médico.

Controle da pressão arterial: Mantenha a pressão arterial dentro dos limites saudáveis. A hipertensão arterial é um fator de risco para o diabetes e complicações relacionadas.

✅ Controle do colesterol: Mantenha os níveis de colesterol sob controle, incluindo LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. Consulte o médico regularmente para exames de sangue.

✅ Não fume: O tabagismo aumenta o risco de diabetes e complicações associadas. Parar de fumar beneficia não apenas a saúde geral, mas também reduz os riscos relacionados ao diabetes.

✅ Consumo moderado de álcool: Se optar por consumir álcool, faça-o com moderação. O consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de diabetes.

✅ Sono adequado: A falta de sono ou a má qualidade do sono podem afetar negativamente a sensibilidade à insulina. Mantenha um padrão de sono regular.

Além desses cuidados, para se proteger dos riscos do diabetes para o coração é fundamental manter uma frequência regular de consultas com cardiologista, acompanhada da realização de exames regulares.

Conteúdos que você pode gostar:

————————————

Se você está em Brasília-DF ou Entorno, considere a Clínica Átrios como a sua opção em cuidados com a saúde do seu coração e da sua família!

Somos especializados em acompanhamento cardiológico, dispondo de todos os recursos necessários para investigar e acompanhar a saúde do seu coração, além de contar com um time de profissionais altamente qualificados e atenciosos.

Marque agora sua consulta com quem é referência no assunto.

Quero agendar minha consulta na Átrios

POSTS RELACIONADOS

Sono saudável: dicas para melhorar a qualidade e proteger sua saúde!

Dra. Núbia

6 de maio de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Formigamento no corpo: causas e o que fazer

Dra. Núbia

13 de fevereiro de 2024

recomendado - Saúde e bem-estar

Ler mais

Como medir a pressão em casa?

Dra. Núbia

15 de janeiro de 2024

Cardiologia - Doenças cardiovasculares - Exames cardiológicos - recomendado

Ler mais

Fale Conosco

SHLS 716 CENTRO CLINICO SUL TORRE 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-700

(61) 3773-4700