O eletrocardiograma é um dos exames mais requisitados pelos médicos nas consultas cardiológicas. E você!? Conhece bem esse exame? Sabe o que é, para que serve e como é feito?
Se acha que não, confira o artigo de hoje uma série de detalhes sobre esse importante aliado do coração. Confira!
O que é o exame Eletrocardiograma (ECG)?
Trata-se de um dos exames mais importantes e comuns para a avaliação da saúde do coração.
Também conhecido pela sigla ECG, o eletrocardiograma é um teste médico que busca verificar diferentes aspectos ligados ao funcionamento do órgão, como: ritmo cardíaco, frequência, força dos batimentos e recebimento dos impulsos elétricos que viabilizam seu funcionamento.
Toda essa avaliação é feita com a ajuda de um eletrocardiógrafo e de eletrodos, responsáveis por registrar toda a atividade elétrica do coração dentro de um determinado período de tempo.
Esse registro é feito no formato de imagens lineares em forma de onda, que demonstram para o cardiologista como está o comportamento cardíaco do paciente.
Veja também:
Qual a diferença entre ecocardiograma e eletrocardiograma?
Coração Acelerado: O que fazer?
Marcapasso: como funciona e quando é indicado?
Para que serve o exame de eletrocardiograma (ECG)?
O eletrocardiograma serve para identificar doenças e sintomas que possam estar prejudicando — ou vir a prejudicar — o funcionamento do coração, assim como a qualidade de vida do paciente.
Nos tópicos abaixo, você confere alguns dos problemas cardíacos mais comuns diagnosticados pelo teste:
- Irregularidade dos batimentos cardíacos – Quando os batimentos do coração ocorrem de forma irregular, seja de forma mais acelerada ou devagar, ou algum tipo de bloqueio na condução.
- Aumento das cavidades cardíacas – Problema caracterizado pelo aumento da espessura muscular de alguma parede interna do coração, como é o caso da hipertrofia ventricular, resultando em um maior esforço cardíaco para bombear o sangue;
- Patologias coronarianas – São o resultado da obstrução das chamadas artérias coronárias, principais vasos que irrigam o músculo cardíaco. Podem estar relacionadas a formação de placas de gordura ou a movimentação de coágulos sanguíneos, causando falta de oxigênio no músculo cardíaco. (Infarto miocárdico)
- Derrame pericárdico – Acúmulo de líquido, plasma ou sangue dentro das membranas que revestem o coração, podendo prejudicar o trabalho do órgão;
- Cardiopatias congênitas – Problemas do coração decorrentes de alguma má formação durante a gestação.
Para mais informações sobre os problemas cardíacos, acesse:
Doenças cardíacas: o que são e como prevenir
Como é feito o exame ECG (eletrocardiograma)?
A realização do exame é feita de maneira rápida, simples, não invasiva e indolor, mas é importante ressaltar que algumas preparações são essenciais para que os resultados sejam os mais precisos possíveis.
Deve-se evitar atividades físicas horas antes do teste e informar ao médico responsável, se houve o consumo de alguma medicação naquele dia.
Com o paciente deitado, em repouso, colocam-se eletrodos na região frontal de seu peito, punhos e tornozelos.
Esses pequenos aparelhos são responsáveis pelo registro e envio das informações elétricas do coração do examinado para o eletrocardiógrafo que, por sua vez, interpreta e documenta todos esses dados, gerando uma série de documentos que serão utilizados para o diagnóstico.
O exame não tem qualquer contra-indicação, mas é possível que o resultado não seja tão preciso caso o paciente tenha dificuldades para se manter parado.
Tendo em vista que a análise é voltada para a verificação do coração com o corpo em absoluto repouso, como é o caso das pessoas muito hiperativas, que sofrem com tremores ou mal de Parkinson.
Onde realizar o exame eletrocardiograma (ECG) em Brasília – DF?
Agora que você já está bem mais informado sobre o exame de eletrocardiograma, que tal conhecer também um lugar de referência para realizar essa avaliação?
Na Clínica Átrios você encontra serviços cardiológicos de altíssima qualidade, com equipamentos de última geração e profissionais especializados, treinados para te atender de forma única, humanizada e eficiente, independente de qual for a sua necessidade.
Se você está em Brasília ou no Entorno, não perca tempo e marque agora uma consulta com um de nossos especialistas, estamos ansiosos para te conhecer:
POSTS RELACIONADOS
Hipertensão (pressão alta): sintomas, causas, diagnóstico e tratamento
Dra. Núbia
5 de abril de 2024
Cardiologia - Doenças cardiovasculares - recomendado
Ler maisMarcapasso: como funciona e quando é indicado?
Dra. Núbia
18 de setembro de 2023
Cardiologia - Cardiopatias - Exames cardiológicos - recomendado
Ler mais